#CATINDICA Destaque Papo de amiga

O que devo levar em conta quando for comprar ou alugar um apartamento?

original_imovel

Desde que me casei eu já me mudei algumas vezes, até porque eu fui morar junto com meu atual marido antes de casar, alugamos uma casa pra ficar até a data do casamento e depois ir para o nosso lar.

Quando alugamos a casa que morávamos nós não levamos em conta simplesmente nada! Visitamos, gostamos e alugamos, e é claro que isso acarretou milhões de dores de cabeça! Hoje nós moramos em uma casa em condomínio, tivemos que deixar o apartamento em São Paulo quando o meu marido foi transferido para o interior e alugamos uma casa por aqui e depois de tantas mudanças nós já ficamos quase profissionais em escolher o melhor cantinho pra morar.

O mais importante ao alugar ou comprar uma casa/apartamento é não se deixar levar pela emoção nunca! As vezes o lugar é lindo mas alguns pontos podem destruir essa beleza em poucos dias de moradia.

Localização

O apartamento/casa é próximo de uma avenida, escola, quadra ou piscina? Esses são os principais pontos de barulhos diários! Me mudei para uma casa em frente a um colégio e adivinha? Até fanfarra tem! Avenida também é sinônimo de barulho 24 horas por dia e por mais que seja mínimo ele incomoda viu? Ainda mais se você trabalha em casa assim como eu.

Outro ponto é a piscina e a quadra do condomínio, churrasqueira ou área de festa também são terríveis pontos para se morar do lado, vivem fazendo barulho e o pior é que geralmente rolam até mais tarde.

Vizinhança

Já no dia da visita tente reparar o máximo que puder nos pontos: barulhos intensos, pessoas que falam alto, cachorros que latem insistentemente e todo tipo de barulho que puder! Quando alugamos esta casa em que moramos, eu passei uma noite aqui sozinha antes da chegada dos móveis e tudo mais, durante a noite eu ouvi diversos barulhos da avenida, dos vizinhos, foi infernal! Com a empolgação do momento e a pressa pra se mudar eu não dei bola e confesso que hoje estou pagando caro pela minha escolha.

Móveis

Se o apartamento/casa for alugado procure o que tiver a maior quantidade de planejados possíveis! Não adianta ir pelo impulso e sair colocando móveis embutidos do seu bolso que você irá perder quando se mudar. Você pode até conseguir tirar os móveis pra levar embora mas dificilmente achará uma casa com as mesmas medidas da atual.

Pequenos incômodos

Se alguma coisa te incomodou na primeira visita como piso que suja com facilidade ou qualquer outro tipo de coisa que você não possa alterar na casa, pense com carinho antes de fechar. Pequenos incômodos durante todos os dias tendem a se tornar GRANDES incômodos e não valem a dor de cabeça que causam.

A vista

Uma coisa que poucas pessoas se importam quando vão comprar apartamento (casa também, se for em condomínio) é a vista. Pode até parecer bobagem, mas ter a sacada do outro apartamento exatamente de frente pra sua é como ter visitas constantes na sua casa! Você terá duas opções ao longo da sua moradia: estar com as cortinas e janelas sempre fechadas, o que é terrível por falta de ventilação, principalmente no calor, ou colocar filme fosco nas janelas e perder boa parte da claridade da sua casa. Morar com alguém de frente pra sua janela é sentir o tempo todo que não há privacidade dentro da sua própria casa.

O andar

Fuja o mais para o mais longe que puder do primeiro andar! O primeiro andar geralmente tem um “quintal” ou sacada maior onde cai todo o lixo dos andares de cima, pode apostar que na sua sacada terão bitucas de cigarro, pedaços de papel e até coisas piores que vem de lá de cima. Outro ponto é a falta de privacidade e o barulho, tudo que acontece na parte de baixo ficará próximo ao seu andar como as crianças brincando e correndo, patins, skate, piscina… Os andares mais baixos geralmente são os mais baratos mas a economia nunca vale esse risco.

Uma dica super válida:

Procure sempre no Facebook por algum grupo referente ao condomínio onde você esta pensando em morar, geralmente todos os condomínios possuem um grupo para moradores e lá é facil de identificar as falhas e também os benefícios de morar neste lugar. Fazer perguntas para os vizinhos (se não for tão tímida quanto eu, sim eu sou) e até mesmo para desconhecidos, não adianta perguntar para o corretor, eles sempre vão invetar o maior conto de fadas sobre qualquer lugar para conseguir fechar negócio, então pesquise o maior número de fontes que conseguir além da própria mobiliaria.

Espero ter ajudado vocês mas caso tenham alguma dúvida é só deixar nos comentários 🙂

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply